Turquia - Roteiro de Praias

Desde 2009 venho planjando uma viagem para Croácia e Turquia. Resolvemos que estes planos sairiam do papel na viagem de 2011, e lá fui eu sonhar, pegar dicas com os amigos e montar algumas opções de roteiros. Infelizmente não foi desta vez, e tivemos que adiar esta viagem para uma outra vez (leia mais em "A Não Viagem dos Sonhos"). Mas já que ficou tudo tão bonitinho, tão organizadinho, resolvi compartilhar a dica de roteiro que pretendo fazer um dia, e dividir algumas dicas de amigos e links interessantes. 

Informações e Dicas dos Amigos:

- A amiga da Cali que viajou com 2 filhos pequenos fez o seguinte roteiro: Ephesus, Antália (praia), Fethiye, Pamukkale e Bodrum - Bitez (praia);
- Um colega de trabalho da Cali sugeriu a praia KAS (antigo porto de Ephesus) e disse que o Hotel Hera é muito bom. Ele é mergulhador. Falou também que essa praia é de falésia, não tem areia;
- O Tolga sugeriu a cidade de Mügla no Hotel Ortam Datka (http://www.ortamdatca.com/galeri_EN.html ), perto de Bodrum e a 213 km de Izmir; e também a Hayitbükü em Datça perto de Bodrum e cerca de 335 km de Izmir(http://www.google.com/images?hl=en&q=hayitb%C3%BCk%C3%BC&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1345&bih=583  e http://datcaphotos.blogspot.com/2009/06/hayitbuku.html )
O Zé Ruy (ex-Diretor de Redação da revista Viagem e Turismo) recomendou o roteiro: Istambul – Çanakkale – Assos (mas também havia comentado de Bodrum, como o lugar dos resorts e praias).

Não foi fácil juntar tudo e decidir o melhor roteiro. São mais de 2 mil anos de história e paisagens tão fantásticas que já foram cenários de vários filmes. Sempre sonhei em conhecer a Capadócia e a Anatólia, mas meu marido queria um roteiro de praias e lá fui eu criar um roteiro que não existe para ser comprado via agências de viagens. O jeito foi pegar muita dica, passar dias na internet pesquisando blogs, sites de viagens, Google Maps e Google Images. O resultado você confere neste primeiro roteiro, só com praias. As mais lindas da Turquia, segundo a minha pesquisa.


OPÇÃO DE ROTEIRO 1 – SÓ PRAIAS
30/06 – vôo para a Europa (São Paulo - Istambul - Izmir)
01/07 – Chegada em Izmir, Turquia – descanso no hotel em Izmir
02/07 – Praia e passeios em Izmir.
03/07 – Alugar um carro com GPS em português e ir para a Península de Çesme, cerca de 87 km distante de Izmir, onde ficamos 2 dias
04/07 – dia de praia na Península da Çesme
05/07 – saída cedo para Bodrum (321 km de Çesme), onde passamos o dia na cidade e dormimos
06/07 – saída cedo de Bodrum em direção a Oludeniz, em Fethiye (240 km) – onde ficamos 2 dias
07/07 – dia de praia em Oludeniz, em Fethiye
08/07 – retorno via Mügla (131 km de Oludeniz), parando no hotel indicado pelo Tolga nas dicas acima
09/07 – viagem de Mügla para Izmir (218 km)
Fim da Viagem


Abaixo estão algumas informações que baixei na internet (não são textos meus, so editei) sobre as cidades do roteiro 1. Nos links você encontra fotos fantásticas, ou simplesmente digitando o nome dos lugares no Google Images. Vale o exercício.

IZMIR:
"Izmir é uma cidade portuária, 3ª da Turquia em dimensão, c/ 3 milhões de pessoas, virada para o Mar Egeu e a Grécia. Destaca-se pelas praias e agradáveis temperaturas no Verão. Historicamente, fez parte da Confederação Jónica e lutou com civilizações vizinhas. Pelas suas terras passaram Alexandre Magno, os Romanos e foi conhecida por ser nomeada pelo Livro do Apocalipse. Gregos, Romanos, Bizantinos, Otomanos e Turcos, por esta ordem, dominaram as suas terras e foram sucessivamente expulsos delas. Conhecida como Esmirna, é muito ocidentalizada, Pérola do Mar Egeu, sendo que a seda, o algodão, os tecidos e os tapetes são a sua principal fonte de receitas."


A oeste da antiga Esmirna se encontra Península de Çesme, um lugar com uma atmosfera tranqüila e praias lindas.

Links e fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esmirna
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/turquia/izmir.php


BODRUM:
"Bodrum é um dos mais atraentes destinos do Mar Egeu, com porto, docas, Estação Marítima e as viagens às ilhas gregas. É um pequeno povoado turístico com a prática de mergulho."


"Embora tenha sido o local de nascimento do escritor e historiador Heródoto (484 - 420 a.C.), e, já no século I, o também historiador Dionísio de Halicarnasso, a maior glória da cidade foi durante o domínio do sátrapa Mausolo, que reinou em nome dos persas desde 377 a 353 a.C.. Ao morrer em 353 a.C., a sua mulher Artemísia II de Caria, contratou os arquitectos gregos (Sátiros e Píteos) e os melhores escultores da época para construir um túmulo para o seu defunto marido. Foi este túmulo uma das Sete Maravilhas do Mundo, sendo a origem da palavra "mausoléu". Mausoléu de Bodrum."


"É um lugar turístico que não conta com praias de grande qualidade mas que compensa esta carência com abundantes locais para o ócio e a diversão. Monumentos como o Castelo de São Pedro do século XV, sede do museu e um teatro ao ar livre, com formosas torres e preciosos pátios onde passeiam pavão real entre estátuas e fontes e o Mausoléu de 376 a.C."


Fontes e Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bodrum
http://cafenomundo.com.br/2010/08/04/viagem-com-sabores-turquia/

Uma das grandes atrações aqui é fazer passeios ou mini cruzeiros nas Guletas, pitorescas embarcações de madeira típicas da Turquia que oferecem uma experiência inesquecível.



FETHIYE:
Considerada uma das mais belas praias da Turquia, está localizada a cerca de 240 km de Bodrum rodeada por uma cadeia de montanhas. Vale à pena visitar sobretudo a praia de Oludeniz, em Fethiye, perto de Bodrum.

Coloque no Google Images e você entenderá o que eu digo. Elegi este como sendo o ponto alto deste roteiro. Na minha opinião a melhor praia (sem ter visitado, claro).

Fontes e links:
http://www.oludeniz.com/&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhiPiknQnaxKrQzjXN6-1VBnBiuUeA 


No post a seguir conto o roteiro completo que o Zé Ruy Gandra nos sugeriu. É histórico, é imperdível.

Comentários

Top Dicas