Edimburgo, Escócia - apaixonante e assustadora!

Eu fui duas vezes para a Edimburgo. Só não fui pela terceira por uma looooooonga história. Mas se puder, eu volto. Apaixonei também.

A primeira vez foi em 1997, no século passado (!!!). Saí de avião, do Stansted Airport (Londres) para o aeroporto de Edinburgh. Lembro que na chegada o avião deu uma volta sobre uma baía que refletia os raios do sol e passou sobre um lindo castelo. Foi uma das visões mais lindas que já tive na vida. Infelizmente, naquele tempo, além de não haver câmeras digitais, não tirávamos foto de tudo. Somente observávamos. As fotos eram poucas, específicas. Mas a imagem ficou para sempre na minha memória.  Valeu a viagem.

Desta vez a hospedagem foi bem próxima ao centro da cidade, local de agito, em um charmoso Bed And Breakfast Elder York na 38 Elder Street. Aconchegante, silenciosa, familiar e com um café da manhã gostoso como tem que ser. Voltei lá em 2001, de trem, e me hospedei no The Terrace Hotel na 37 Royal Terrace.

Tudo acontece nesta região: Princess Street. Aliás, as livrarias que têm por lá (se ainda existem) são daquelas gigantes de cair o queixo. Vale a visita (e cuidado: eu comprei um monte de livros!!!).

Entre os passeios, destaco:
- Castelo de Edimburgo (além de ter aquela arquitetura de castelo de contos de fadas, ainda tem sala de joias e uma das vistas mais lindas da região, leva um período inteiro – manhã ou tarde)
- Scott Monument (na Princess Street)
- National memorial + Nelson Monument + Dugald Stewart Memorial (com uma vista linda da cidade)
- St. Giles Cathedral
- Scotch Wisky Heritage Centre (um passeio por uma destilaria cenográfica onde você aprende mais sobre o processo de produção do uísque escocês, experimenta e ainda pode comprar esta deliciosa bebida – lá eles tomam com água, a legítima água da Escócia) - link: http://www.scotchwhiskyexperience.co.uk/

Os escoceses são muito simpáticos, como os ingleses, mas têm a vantagem de parecer estar sempre de ótimo humor. Chamamos eles de “ingleses de bom humor”. Com sorte, você avista pelas ruas escoceses trajados em kilt e tocando a gaita de foles. Me arrependo de não ter comprado um CD com música escocesa.

A noite, além de existirem vários passeios por lugares horripilantes, com histórias de bruxas e fantasmas (tudo em inglês), recomendo ir beber no Jeckyll & Hyde Pub. Local com cenário de laboratório, inspirado na história do Médico e o Monstro, serve boas cervejas e misteriosas bebidas em tubos de ensaio para um shot animado. Imperdível!

Proximidades

Se tiver tempo, compre na estação de trem ou em algum escritório de turismo um ticket para ir visitar o Stirling Castle. Fica perto de Edimburgo (cerca de 1 hora de carro, mas fomos de ônibus intermunicipal, parando o caminho todo). Este foi o castelo de William Wallace, o herói do filme “Coração Valente” com o Mel Gibson. A viagem de ônibus, que fizemos, foi fantástica, passamos por vários vilarejos locais. O Castelo é maravilhoso e a vista dele... deslumbrante!

Comentários

Top Dicas